V JORNADA DE CINEMA

FICÇÃO AUDIOVISUAL

 

24 e 25

de outubro

A 5ª Jornada de Cinema e Ficção Audiovisual tem como objetivo fomentar as discussões sobre estudos de cinema e audiovisualidades, estabelecendo e fortalecendo uma conexão entre pesquisadores, estudantes e comunidade externa. A realização do evento torna-se pertinente na tentativa de ampliar a reflexão sobre cinema e audiovisualidades, possibilitando o encontro de pesquisadores da área, fortalecendo projetos em parceria e construindo um diálogo com a sociedade, propondo atividades com temas atuais e que atendam a urgência de um pensamento crítico entre comunidade científica e demandas sociais.  

Exposição de pesquisas no campo do cinema e audiovisualidades

Exibição cinematográfica

Oferta de cursos para

Educação Básica

Debates

PROGRAMAÇÃO

 

3º ENCONTRO DOS GRUPOS DE PESQUISA

 

14h às 16h

24 de Outubro

Mesa Temática – Formatos, gêneros e temas de produtos ficcionais de televisão e streaming

 

Mediação: Prof.ª Dr.ª Maria Cristina Palma Mungioli

(PPGCOM-ECA/USP)

Currículo Lattes

Anderson Lopes da Silva (PPGCOM-ECA/USP) 

O excesso como simbiose entre o melodrama, a carnavalização e o fantástico: um estudo da produção de sentido na minissérie “Amorteamo”

Currículo Lattes 

Flávia Suzue de Mesquita Ikeda (PPGCOM-ECA/USP)

Nova ficção seriada na TV paga brasileira: transformações e permanências

Currículo Lattes

 

Tomaz A. Penner (PPGCOM-ECA/USP)

A Produção Original da Netflix na América Latina: origens, gêneros e formatos

Currículo Lattes

 

Prof.ª Dr.ª Regiane Ribeiro (PPGCOM-UFPR)

REPRESENTAÇÃO, REPRESENTATIVIDADE E INTERSECCIONALIDADES em narrativas audiovisuais: um olhar sobre o streaming e a telenovela brasileira

Currículo Lattes

16h às 18h

24 de Outubro

Mesa dos Grupos de Pesquisa

 

GELiDis (ECA-USP)

Cristina Mungioli

Cinecriare (Unespar)

Beatriz Avila Vasconcelos

Cláudia Priori

 

Modos de ver (UFF/ESPM-Rio)

Talitha Ferraz

 

Kinedária: arte, poética, cinema, vídeo (Unespar)

Ana Lesnovski

Fábio Noronha

Grudes (UTP)

Rafael Tassi Teixeira

Sandra Fischer

NEFICS (UFPR)

Regiane Ribeiro

Valquíria Michela John

 

Deslocar - Interculturalidade, cidadania, comunicação e consumo (ESPM-SP)

Denise Cogo

SESSÃO CINEGRUDES

 

19h às 21h

24 de Outubro

 

MEDIAÇÃO:

 

Prof.ª Dr.ª Denise Guimarães (PPGCom-UTP)

Currículo Lattes

Leonardo Costa (mestrando PPGCom-UFPR)

Currículo Lattes

Carol Sakura

 

Carol Sakura é escritora e roteirista, produtora do curta-metragem ‘Gente Grande’, premiado no Festival Cineambiente e no Green Nation Fest 2012. ‘Apneia’ marca a sua estreia na direção.

 

Currículo Lattes

 

MESA COM OS DIRETORES:

 

Walkir Fernandes

 

Walkir Fernandes trabalhou em produções de animação para longa-metragens, séries de TV e curtas premiados no Brasil e exterior. É co-fundador da produtora Dogzilla Studio e atualmente dirige as séries de animação Junior ‘On The Job’ e ‘Mu & Moscóvis’ para a Playkids.

 

Exibição do curta-metragem de animação:

APNEIA

(Carol Sakura; Walkir Fernandes; 2019)

 

Sinopse: A distância da mãe, a ausência do pai e os traumas provocados pelo padrasto formam um oceano dentro da menina Muriel, que tem medo de nadar. A animação, dirigida por Carol Sakura e Walkir Fernandes, aborda poeticamente, através de metáforas verbais e visuais, a experiência de mergulhar fundo nas próprias dores para poder, enfim, emergir.

 

Trailer:

Ficha técnica:

 

Distribuidora: Edu Mz Camargo

Produção Executiva: Edu Mz Camargo

Direção: Carol Sakura & Walkir Fernandes

Roteirista: Carol Sakura

Elenco: Carol Sakura, Mauro Zanatta, Jaciara Rocha, Beatriz Strapasson

Direção de Arte: Lais Tissiani

Trilha Musical: Vadeco Schettini

Trilha Sonora Original: Vadeco Schettini

Montagem: Aluisio Barbosa & Walkir Fernandes

Desenho de Som: Vadeco Schettini

 

Melhor Curta-metragem no 47º Festival de Cinema de Gramado

PALESTRA

 

10h às 12h

25 de Outubro

 

Corpo e Espacialidade no

Cinema de Claude Lanzmann:

Três Gestos Circundantes

 

Palestrante:

Prof. Dr. Rafael Tassi Teixeira (PPGCom-UTP/PPGCINEAV)

 

Pós-Doutor em Cinema e Audiovisual pela Universitàt autónoma de Barcelona (UAB). Doutor em Sociologia pela Universidade Complutense de Madrid (2004). Professor do Programa de Mestrado e Doutorado (PPGCom) em Comunicação e Linguagens da UTP/PR. Professor de Mestrado em Cinema e Artes do vídeo (PPGCINEAV) da UNESPAR (PR). Professor Adjunto da Unespar\FAP (Sociologia da Arte e Estudos Culturais). Atualmente, é Vice-Coordenador (desde 2014) do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens (PPGCom\UTP). Autor de diversos artigos científicos, capítulos de livros, atua nas áreas de Comunicação e Artes, com ênfase em Cinema e Migrações, Cinema Ibero-Americano, Cinema Brasileiro Contemporâneo. É lider do Grupo de Pesquisa GRUDES (Desdobramentos Simbólicos do Espaço Urbano nas Narrativas Audiovisuais, CNPq) e membro do Grupo de Pesquisa Interculturalidade, Cidadania, Comunicação e Consumo da ESPM (CNPq), e do Grupo de Pesquisa Cinecriare, Unespar (CNPq). Seus estudos abrangem a área das mediações culturais, estudos diaspóricos, sociologia dos processos migratórios, fotografia e cinema.

 

Currículo Lattes

 

MESAS TEMÁTICAS

14h às 16h

25 de Outubro

Brasil: expressividades estéticas e suas politicidades

 

 

Filme “São Vito”

(estéticas de urbanização e marginalidade)

Natália Lago Adams (mestranda PPGCom-UTP)

Currículo Lattes

Filme “Espero tua (re)volta” (performatividade dos corpos, potência multitudinária e imaginação política)

Prof.ª Dr.ª Juslaine Abreu Nogueira

(PPGCineAV-Unespar)

Currículo Lattes

 

Filme “O processo” (o grotesco e o estranho na política em cena)

Aline Vaz (doutoranda PPGCom-UTP)

Currículo Lattes

Filme “Praça Paris”

(branquitude em cena)

Paola Diniz Prandini

(doutoranda PPGCOM-ECA/USP)

Currículo Lattes

 

 

16h às 18h

25 de Outubro

Imagem e Política

 

Mediação:

Prof.ª Dr.ª Beatriz Avila Vasconcelos (PPG CineAV-Unespar) 

A imagem(ação) como ativismo artístico

Prof.ª Dr.ª Milla Jung (UNESPAR)

 

É fotógrafa e pesquisadora em artes visuais, expôs seu trabalho na América Latina e na Europa e coordenou por 10 anos o Núcleo de Estudos da Fotografia e a Estreita Galeria de Fotografia em Curitiba, espaço dedicado a reflexão e a produção sobre fotografia e imagem. Atualmente investiga questões sobre imagem e esfera pública a partir da relação entre práticas artísticas e espaços sociais. É docente na graduação e pós-graduação nas áreas de fotografia, artes e cinema. Tem doutorado em Poéticas Visuais na ECA-USP, com a tese Arte Ocupação: práticas artísticas e a invenção de modos de organização[1]; é mestre em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, em Teoria e História da Arte, com a dissertação Robert Frank e a operação de montagem no campo do olhar[2]; é especialista em Fotografia como Instrumento de Pesquisa em Ciências Sociais pela Universidade Candido Mendes – UCAM – e tem aperfeiçoamento no Centro Internacional de Fotografia – ICP, em NY/USA – , e na Escola para Assuntos Fotográficos de Praga, na República Checa. Tem graduação em Comunicação Social, Jornalismo, pela PUC/PR.

Recentemente realizou os seguintes trabalhos: Projeto neon Plas Ayiti (6ª Bolsa Produção FCC Curitiba), Pensamento como prática (10º Rede Nacional-Funarte), Imagempensamento nas Artes Visuais (7º Rede Nacional Funarte), Exposição País Imaginário (Museu da Fotografia em Curitiba), Deserto de Real ( Bolsa Produção 3 Artes Visuais da FCC, 63º Salão Paranaense do MAC/ PR, edital de ocupação do Museu Victor Meirelles-SC , Exposição Geração 00 - SESC/SP e para a exposição LOJA com a curadoria de Regina Melim em São Paulo, Ribeirão Preto e Florianópolis). Foi selecionada para o III prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, para Gestos, relatos, escritas e autoficções, com curadoria de Mariano Klautau Filho e para o XII Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia (com a publicação Anotações sobre a fotografia contemporânea como reflexão crítica no campo da arte).

 

Currículo Lattes

 

redes SOCIO-PSICO-TECNO-PATAS

Prof. Dr. Fabio Noronha (UNESPAR)  

 

Sou artista plástico e, desde 1996, professor na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), no campus de Curitiba 1, onde coordeno, desde 2017, o Laboratório Experimental de Vídeo (L.EX.VIDEO). Sou credenciado pelo Programa de Pós-graduação em Cinema e Artes do Vídeo (MESTRADO/PPG-CINEAV/UNESPAR). Tenho doutorado em Artes Visuais - Poéticas Visuais - pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS (2009-2013); e mestrado em Artes Visuais - Poéticas Visuais - também pela UFRGS (2005-2006). Tais pesquisas podem ser acessada nestes links: http://hdl.handle.net/10183/8619 e http://hdl.handle.net/10183/72687. Possuo graduação em Pintura (1994) e pós-graduação em História da Arte do Século XX - UNESPAR/EMBAP (2001-2002). No começo dos anos 1990 iniciei minha produção em desenho, fotografia, pintura, etc., quando fiz bacharelado em pintura; no final desta década incorporei o vídeo e continuei experimentações em áudio e, a partir dos anos 2000, a mediação dos aparelhos se intensificou e passei a distribuir meus trabalhos gratuitamente na Internet: Ver: http://leglessspider.wordpress.com.

 

Currículo Lattes

 

 

 

 

OFICINAS MINISTRADAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA – ENSINO MÉDIO

 

9h às 12h

14 de Novembro

 

HISTÓRIA DO CINEMA: AS PRIMEIRAS 'MÁQUINAS' PARA CAPTAÇÃO DA IMAGEM EM MOVIMENTO

Ministrante: Isabela Cavallin Demeterco (mestranda pelo PPGCom-UTP)

Currículo Latte

A oficina – História do Cinema: As Primeiras 'Máquinas' para Captação da Imagem em Movimento – a ser ministrada durante a 3ª Jornada de Cinema e Ficção Audiovisual propõe-se a abordar a comunicação através da utilização dos primeiros dispositivos para cinema. Será relevante analisar os filmes e estes dispositivos usados para captar a imagem em movimento, observando um breve panorama histórico da evolução cinematográfica. Com o propósito de dinamizar o grupo, sugere-se aos participantes a ação prática da realização de pequenos filmes em Stop Motion (técnica que utiliza de disposição sequencial de fotografias de um mesmo objeto inanimado, simulando o movimento).

 

PROCESSOS CRIATIVOS EM DIREÇÃO DE ARTE

Ministrante: Giovanna Durski Dal Pozzo (mestranda pelo PPGCom-UTP)

Currículo Latte

A direção de arte é um dos departamentos que constitui o universo audiovisual. Seus profissionais são responsáveis por criar a parte visual do produto fílmico, decidindo cores, móveis, figurinos, entre outros arranjos de cenário. Objetivando a construção de uma narrativa imagética, os diretores de arte se utilizam de diversas técnicas para pré-visualizar ambientes e compartilhar a estética desejada com outros profissionais cinematográficos antes da montagem final da cena. Dessa forma, buscam imagens de referência, criam moodboards, croquis, paletas de cores e plantas 3D.

Uma das técnicas amplamente empregada é a colagem - por se tratar de um método mais orgânico, simples e efetivo. Pensando nesses processos criativos que concernem à pré-produção, a oficina "Processos Criativos em Direção de Arte" será dividida em duas parte: na primeira metade, os participantes serão introduzidos ao universo da direção de arte a partir de uma abordagem acadêmica e prática. Serão discutidos os conceitos de círculo cromático, composição harmônica e simbologia, além de metodologias criativas e de busca de referências.

Durante a segunda metade os participantes produzirão seus próprios moodboards para um roteiro de curta metragem de ficção. A partir da técnica de colagem, os integrantes da oficina irão contribuir com a estética do filme, pensando em cenários e figurinos, além de paleta de cores e busca de referências. Os materiais disponibilizados para a atividade serão: revistas, livros, papel sulfite, cola e tesoura.

A oficina pretende proporcionar um primeiro contato com o universo da direção de arte de forma a incentivar processos criativos entre os alunos do Ensino Médio. A técnica de colagem não se limita à criação audiovisual, de modo que o conhecimento de tal ferramenta poderá ser utilizado pelos alunos posteriormente - como forma de expressão artística, terapêutica e até mesmo no ambiente profissional.

.

  

 

 

 

PALAVRAS ALÉM DA IMAGEM: CINEMA RIMA COM POESIA?

Ministrante: Cassia Cassitas (mestranda pelo PPGCom-UTP)

Currículo Latte

Prosa ou poesia? De onde vêm as histórias que permeiam as imagens, cenas, sequências do cinema? Qual a métrica do cinema para rimar cores e palavras, emoções e fatos?  O exercício de criatividade da roteirização de versos. 

 

 

INFORMAÇÕES

 

Acompanhe no Facebook:

  • Facebook

LOCAL: UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ

Rua Sydnei Antonio Rangel Santos, 238 

Santo Inacio, Curitiba - PR, 82010-330.

24 e 25 de outubro de 2019 e 14 de novembro de 2019

Evento gratuito.

Os inscritos terão direito a certificado de participação.

Contato