31/08 e 01/09

|       Locais do evento

CINECRIARE (UNESPAR)

Líderes do GP: Eduardo Tulio Baggio e Cristiane do Rocio Wosniak

 

Criado em setembro de 2014, o CINECRIARE (Unespar/CNPq) é um grupo de pesquisa formado por pesquisadores da Unespar e de outras instituições. O objetivo principal é estudar e pesquisar no campo do cinema enquanto arte, tendo foco, de um lado, no que o cinema traz em seus discursos constituídos, os filmes. De outro lado, o foco está nos atos criativos e nos processos de realização cinematográfica.

 

LINHAS DE PESQUISA:

1) Análise dos processos de realização cinematográfica;

2) Análise dos discursos cinematográficos.

GELiDis (ECA-USP)

Líder do GP: Maria Cristina Palma Mungioli

 

O grupo GELIDis, sediado na Escola de Comunicações e Artes da USP, tem como um de seus objetivos principais estudar formatos, gêneros e temas de produtos televisivos de ficção - telenovelas, séries, minisséries, telefilmes. Além do estudo estrutural da narrativa, do estilo e do roteiro televisivo. A perspectiva de trabalho adotada detém-se no estudo da produção de sentido por meio da linguagem televisiva incorporando discussões acerca de identidades geracionais, de gênero e de classe social; de cultura popular; e da transmidialidade. Trata-se de analisar a produção televisiva - a partir de sua complexidade narrativa, social e cultural situando-a nos contextos nacional e internacional marcados pela globalização e pela hibridação de formatos e gêneros televisivos. O instrumental teórico-metodológico está embasado nos estudos de linguagem e de estética de Bakhtin, na Análise do Discurso de linha francesa, nos estudos de televisão a partir da vertente dos Estudos Culturais e, principalmente, na abordagem das mediações proposta por Jesus Martín-Barbero. Tais perspectivas justificam-se pela compreensão de que tanto formatos quanto gêneros devem ser considerados dentro de um quadro complexo de interpretação do texto televisivo estabelecido a partir de sua materialidade (histórica, social, composicional e tecnológica); portanto, em relação a suas condições de produção, distribuição, circulação e consumo.

ENCONTRO DOS GRUPOS DE PESQUISA

UFPR  |  14h  |  31 de agosto

GRUDES (PPGCom UTP)

Líder do GP: Rafael Tassi Teixeira

 

O Grupo de Pesquisa Desdobramentos Simbólicos do Espaço Urbano nas Narrativas Audiovisuais, do PPGCOM/UTP, propõe o desenvolvimento de reflexões teóricas e críticas, a partir das múltiplas possibilidades de elaboração simbólica das cidades, dialetizadas no âmbito do cinema contemporâneo e das mídias audiovisuais. As leituras articulam-se em torno do objetivo de investigar relações e conexões que se estabelecem entre processos sociais, identidade e diversidade, considerando seus modos de presença em narrativas que têm lugar nos centros urbanos da contemporaneidade.  Enfatizam-se as diferentes facetas e configurações estéticas das metrópoles des/re/veladas como um lugar de diferença e/ou de confluência, portanto, transcultural e híbrido, com ênfase em seus desdobramentos afetivos e pragmáticos.

IC 3 (PPGCom ESPM-SP)

Líder do GP: Denise Cogo

Representante no encontro: Hadriel Theodoro

 

O grupo de pesquisa Ic3 está sediado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM-SP, desenvolvendo pesquisas em torno das interfaces entre interculturalidade, cidadania, comunicação e consumo, a partir de duas linhas de abordagem e atuação de seus integrantes:

1. Migrações transnacionais, redes sociomunicacionais e consumo e 2. Mobilidades, relações de gênero, comunicação e consumo.

MODOS DE VER - Estudos das salas de cinema, exibição e audiências cinematográficas (ESPM RJ)

Líderes do GP: Talitha Gomes Ferraz e Rafael de Luna Freire

 

O GP investiga aspectos ligados às práticas de ida ao cinema e suas interfaces com os locais de exibição (sala de cinema e outros espaços alternativos). Em vista de contextos socioculturais, políticos, econômicos, históricos, tecnológicos, geográficos, urbanos, e de circulação, recepção, apresentação e consumo audiovisuais, o GP Modos de Ver privilegia estudos transdisciplinares que abordem questões como: história social das salas de cinema; memórias das audiências; dinâmicas do mercado exibidor; políticas culturais e contextos de democratização da exibição cinematográfica; história das tecnologias de projeção de imagem e som; cultura das telas; o cinema na cidade e sua relação com as culturas urbanas, entre outros tópicos. As propostas de trabalho do GP vinculam-se a perspectivas multi-metodológicas, que incluem a metodologia etnográfica, a pesquisa em arquivos, a etno-história, a história oral e os métodos da análise do discurso.

NEFICS (PPGCom UFPR)

Líderes do GP: Regiane Ribeiro e Elaine Javorski Souza

 

O NEFICS - "Núcleo de Estudos em Ficção Seriada" é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPR. O grupo tem o objetivo de aprofundar leituras, reflexões e estudos de caso acerca da ficção seriada brasileira, latino-americana e a advinda de outros países. Partindo da teledramaturgia, telenovela, minissérie, série, seriados e chegando às HQs e cinema, este núcleo pretende abarcar pesquisas vinculadas às questões como adaptações, processos produtivos e narrativos, matrizes culturais e representações sociais, estética da imagem, formatos e estilística da teledramaturgia, regimes estéticos de interação, estudos de produção e recepção, além de outras temáticas que direta ou indiretamente digam respeito às reflexões do grupo. Um dos objetivos específicos é fomentar a pesquisa junto à graduação em Comunicação Social.

O Signo Visual nas Mídias (USCS)

Líder do GP: João Batista Freitas Cardoso 

 

O Grupo direciona as pesquisas para a compreensão do signo visual como elemento de significação nos produtos midiáticos, com ênfase para a relação figura/fundo. Reúne também estudos sobre as inter-relações entre os signos visuais e signos de diferentes naturezas e as transformações e evoluções da linguagem visual nas mídias, assim como os processos de produção e consumo de imagens nas mídias. PESQUISA EM ANDAMENTO Personagem em tatuagem: transposição das páginas das histórias em quadrinhos para o corpo humano PESQUISAS CONCLUIDAS 1. Inovações nas técnicas de manipulação da imagem na comunicação: as representações visuais nos sistemas pré-fotográfico, fotográfico e pós-fotográfico. 2. Semióticas e imagens virtuais: inovações na aplicação de diferentes teorias no exame da linguagem visual publicitária na internet. 3. Olhares semióticos sobre a comunicação visual - os recentes estudos dos signos visuais nos materiais publicitários (2005-2008).

Contato