31/08 e 01/09

|       Locais do evento

UTP – DIA 31 de agosto – 9h00  -  OFICINAS

ABERTAS PARA A COMUNIDADE ACADÊMICA E EXTERNA – COM VAGAS RESERVADAS PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Análise e criação de estruturas dramáticas de filmes de ficção e de capítulos de séries

Proposta: O objetivo desta oficina é ensinar aos alunos a extrair a estrutura dramática de filmes de ficção e de capítulos de séries de grande sucesso no público. Chamamos de estrutura dramática a escaleta que é um resumo das cenas, sequências, pontos de giro e peripécias estruturais que desenvolvem os fios narrativos dos filmes de ficção e das séries. Com esse conhecimento os alunos analisarão um filme ou um capítulo de uma série. Depois de apresentar esse trabalho na aula, eles criarão em equipes escaletas de filmes ou de capítulos de séries, os quais serão apresentados como trabalho final da oficina. Essas escaletas poderão ser desenvolvidas pelas equipes até chegar ao roteiro dum filme de ficção ou dum capitulo piloto de uma série.

Palavras-chave: Roteiro; Escaleta; Estrutura dramática

 

Ministrante: 

 

Juan Francisco CELÍN ROBALINO -  Mestre em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007); Roteirista pela Escola Internacional de Cinema e Televisão de Cuba (2003), Especialista em Projetos Cinematográficos pela Valencian International University (Espanha, 2010). Atualmente é doutorando em artes pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. E-mail: jcelinrobalino@gmail.com

História do Cinema: As Primeiras 'Máquinas' para Captação da Imagem em Movimento

Proposta: A oficina – História do Cinema: As Primeiras 'Máquinas' para Captação da Imagem em Movimento – a ser ministrada durante a 3ª Jornada de Cinema e Ficção Audiovisual propõe-se a abordar a comunicação através da utilização dos primeiros dispositivos para cinema. Será relevante analisar os filmes e estes dispositivos usados para captar a imagem em movimento, observando um breve panorama histórico da evolução cinematográfica. Com o propósito de dinamizar o grupo, sugere-se aos participantes a ação prática da realização de pequenos filmes em Stop Motion (técnica que utiliza de disposição sequencial de fotografias de um mesmo objeto inanimado, simulando o movimento).

Palavras-chave: história do cinema; dispositivos para cinema; Stop Motion.

 

Ministrantes:

Isabela Cavalin DEMETERCO – Atualmente é Artista Visual da Galeria de Arte Riviso e Mestranda da Universidade Tuiuti do Paraná. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Visuais. Atuando principalmente nos seguintes temas: cinema, videoarte, videoperformance, Performance, Artes Visuais e Comunicação. 

 

Cíntia Marques VIEIRA – Mestranda no Curso de Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti - UTP, possui graduação em Design Industrial pela Universidade Positivo UP. Vinculada ao Grupo de Pesquisa Grudes, pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti - UTP, possuindo experiência em Design, Publicidade e Operações. Atuando nas áreas de pesquisa com ênfase em Comunicação e Linguagens, sobre os seguintes temas: cinema; narrativas; jogos digitais; estética; mídias digitais.

O Cinema Brasileiro na Escola

Proposta: Tendo como premissa a Lei 13.006/14, que acrescenta ao art. 26, da Lei nº 9.394/1996 – diretrizes e bases da educação nacional -, a exibição de, no mínimo, duas horas mensais de produção audiovisual nacional como componente complementar integrado à proposta pedagógica da escola da Educação Básica, a oficina propõe uma reflexão sobre a história do cinema brasileiro e sua articulação no campo da educação, explorando a analise de filmes na perspectiva da alteridade e sua potencia para uma nova configuração do olhar. Com carga horária de 3 horas, a oficina é aberta para alunos, professores e interessados no assunto.

Palavras-chave: cinema brasileiro; educação; Lei 13.006.

 

Ministrante:

Vinicius COMOTI - Mestrando em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Cinema pela Unespar/Campus II. Graduado em Jornalismo pela Universidade Estadual do Centro Oeste.

Email: vcomoti@hotmail.com

Contato